Trabalhando para um Criador e Influenciador Digital

Trabalhando para um Criador e Influenciador Digital

É repetitivo dizer que enquanto a mídia em TV tradicional só cai, as mídias sociais crescem todos os anos e deram origem ao que hoje é chamado de marketing de influência. Nos EUA a estimativa é que esse mercado movimente entre $ 5-10 bilhões até 2020. O Instagram estima que até 2019 serão mais de 30 milhões de marcas anunciando tanto na plataforma como com campanhas pagas com influenciadores. 

No Brasil o mercado também segue em crescimento levando muitos profissionais de marketing a correrem contra o tempo para aprender sobre como trabalhar da melhor forma com influenciadores, bem como saber medir os resultados de cada investimento nessa área. AQUI tem um post para explicar como trabalhar com eles, mas esse texto é sobre como você pode trabalhar para criadores e influenciadores digitais.

A maioria dos criadores começam (e segue) sozinhos e quando começa a ter demandas que ele não dá mais conta, entra em cena um time de profissionais que não tem formação nem diploma. São profissionais híbridos que precisam entender várias camadas do mercado que envolvem: marketing, estratégia, negócios e muita criatividade. Novas carreiras têm surgido para quem quer trabalhar no mercado de criadores e influenciadores digitais, mas que não tem interesse em ficar na frente da câmera, por isso esse post é para falar de algumas profissões tão importantes por trás deles.

Gerente de Comunidade

A comunidade é o coração do negócio de um criador e influenciador digital. Sem ela, não existe rede, não existe negócio e nem troca. Com o tempo essa comunidade cresce e as demandas de criação passam a não deixar tempo para fazer uma boa gestão da comunidade. É aí que entra o profissional que hoje já é uma figura conhecida nas agências de publicidade e RP, mas que também é importante para os criadores.  

O que faz: Trabalhando para um criador e influenciador digital, o gerente  de comunidade vai ajudá-lo no relacionamento com os seguidores com o objetivo de manter a comunidade ativa e presente.

Produtor(a) de conteúdo

A presença digital não é fácil de construir sozinho e quando a comunidade é muito ativa em muitos canais, entra em cena o produtor de conteúdo.

O que faz: o produtor é aquela pessoa que vai desenvolver as ideias de conteúdo, cuidar da agenda, das publicações e trabalhar para manter o conteúdo dentro do objetivo de comunicação da marca.

Designer

Existem muitos criadores excelentes que não sabem nada de design, que é parte fundamental de um bom conteúdo.

O que faz: é a pessoa que vai estudar e fazer thumbs dos vídeos, imagens e edições gráficas para construir uma unidade na identidade da marca do criador e influenciador digital.

Analista de Dados

A internet é o campo mais fértil para criar conteúdo com base nos dados que ela nos entrega. Mas saber ler e interpretar cada dado é uma tarefa complexa.

O que faz: é responsável por analisar todos os dados que o consumo de conteúdo pela comunidade podem gerar e a partir deles desenvolver as melhores interpretações e resultados.

Estrategista

O que faz: ao lados dos analistas de dados e do criador, o estrategista é a pessoa faz a ponte entre criação e números para alcançar as metas que foram por ele definidas. As três partes precisam estar muito bem conectadas para que os resultados saiam como previsto.

Editor(a)

Esqueça aquela imagem de uma pessoa afundada na cadeira em um grande PC fazendo edições de vídeo. O editor de um creator precisa ser mais dinâmico e ter repertório digital que só a prática ensina.

O que faz: Transforma o material bruto preparado pelo criador na linguagem adequada. Hoje já são inúmeros os casos de criadores que são admirados e reconhecidos pela qualidade das edições. Ah, e você pode (e deve) aprender a editar com o próprio celular. É muito mais sobre ser um bom storyteller do que em programas de edição.

Roteirista

De tópicos ao detalhado, ter um roteiro bem feito faz diferença no domínio do conteúdo.

O que faz: É quem dá método para o conteúdo e coloca as ideias em ordem para que o público acompanhe e passe o tempo assistindo sem perceber que o tempo passou.

Produtor(a)

O que seria de um criador de gastronomia em os produtores?

O que faz: É a pessoa mão na massa, que faz o corre para ter tudo que for preciso para as gravações. Alguns criadores demandam até mais de um produtor por conta da quantidade de pré-produção.

Gerente de negócios

Por fim, o gerente de negócios é quem transforma tudo isso em um negócio para pagar os boletos.

O que faz: Reuniões com clientes, marcas e agências, envia proposta de negócio e trabalha com metas para conseguir fazer a empresa do Criador ser lucrativa.

Você é uma dessas pessoas? Conta pra gente a sua experiência!

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